sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A "COBERTURA" DO CASO ELOÁ


Bom, semana passada, mais uma vez uma tragédia invade nossas casas através da tela da TV.
O "Caso Eloá". Assim como anos atrás houve o "ônibus 174", esse trágico momento passado em Santo André agora MORA nas nossas telas, principalmente em programas matutinos como os de Sônia Abrão e afins. Sempre fazendo uma matéria especial pra cada segundo do sequestro. Mas isso nós já estamos acostumados né... Mas o que mais me deixou enojado foi a COBERTURA feita durante o velório da adolescente.
Não estou falando da cobertura jornalística, mas sim da cobertura dos que passavam por ali para dar seu "último adeus" a Eloá.
A Band estava ao vivo com uma câmera estática fechada no caixão branco da jovem, nos mostrando tudo, as flores cobrindo o corpo e principalmente a visível faixa enrolada na cabeça...
E ao lado, uma fila desses milhaaaares de "fãs" de Eloá passando para registrar os últimos momentos com seu ídolo.
Digo isso porque algumas pessoas passavam e FOTOGRAFAVAM o rosto da jovem, com total habilidade de movimentos, pessoas passavam e esticavam seus bracinhos em cima da garota com seus celulares e câmeras digitais!!!
Ae eu digo. A inclusão digital está mostrando sua pior face.
Uma imagem em especial ficou na minha cabeça. Uma mulher mal entrou na capela e já estava com seu celular na mira dos olhos e remexendo seu corpo para todos os lados para pegar o melhor ângulo da jovem...E digo mais, satisfeita com o Book que fez, apertou o famoso botãozinho para ver se as fotos ficaram boas.
É certo que o velório da menina atrairia curiosos, como em qualquer época e em qualquer pais,
e também não quero generalizar porque muitas pessoas passavam emocionadas, fazendo sua oração ou dando mesmo um adeus a garota.
Mas infelizmente Eloá virou celebridade assim como sua amiga Nayara, que ao sair do hospital já era esperada com pedidos de aceno e sorriso pelos fotógrafos.
Como diria O Jornalista e professor Robson Terra:
"Jornalismo da TV, se furar a tela jorra sangue"

5 comentários:

  1. As suas palavras me soaram de forma agradavel e ratificantes ao que penso.
    O fato é> a midia se torna mais podre a cada dia. E a vida de cada um acaba rondando o realismo "Afantástico"(sic).
    Desilusões amorosas capazes de matar e ferir.
    Se fosse assim eu seria um serial killer.
    e sou!? nao... ate que se prove o contrario.. ahauhaa
    e vale ressaltar.. se a midia esperava um sorriso da amiga de eloa, por sua vez esta nao decepcionou. Em breve estará no programa da Xuxa. AGUARDE.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. concordo com tudo que vc disse!!!!Muito legal seu blog!!!
    abraço,
    rique

    www.henryworld.blogger.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ahh.. eu não aguento mais essa Eloá.. Porra! Ela ja morreeeuuuu..
    Fico pasmo com a reação das pessoas quando um caso desse ocorre.. só porque a mídia fez a cobertura do caso, o povo brasileiro se sensibiliza de tal forma que chega a da nojo.. coloca foto no orkut, faz comunidade, coloca no profile o nome luto.. aff..
    sem falar naqueles recado nojentos mandando pelo msn: "Não quebre essa corrente.. dê o último adeus a Eloá, mande esse recado pra todos os contatos on line do seu msn" AFFÃO pra isso viu.. ela já morreu.. ja foi..era uma vez pra ela... quem precisa de oração eh gente viva...
    Infelismente todo dia morre gente, seja elas por morte natural ou não... Fico imaginado que se a TV cobrisse todos os casos de pessoas mortas, não existiria mais espaço pra postar fotos pessoais no orkut, porque o povo so ia colocar fotos de finados.. rs

    ResponderExcluir